Diversas áreas possuem termos e jargões e na área de hotelaria não é diferente. A indústria hoteleira  possui jargões, palavras e termos que são únicos deste mercado e que são importantíssimos para que você entenda as principais métricas de performance e assim consiga medir os sucesso de suas ações. 

Tendo isso em vista, se você quer de destacar no mundo do Hotel Revenue Management então confira a lista termos deste artigo:

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra A

Actual Market Share (AMS) –  termo em inglês que define a métrica que mostra sua participação real no mercado. Nela se calcula o número de quartos ocupados em um hotel divididos pelos quartos ocupados do conjunto de composição. O resultado será a porcentagem que mostra o quanto o hotel ganhou efetivamente e ajuda a entender o sucesso em relação à concorrência.

Allotment – Com o objetivo de fazer uma base de reservas, os hotéis tendem a oferecer descontos em quartos que são reservados com 45, 35 ou 15 dias de antecedência. Os descontos podem variar e as reservas não são canceláveis.

(ALOS) Duração média da estadia – Representa a quantidade média de noites que um cliente se hospeda durante um determinado período de tempo. Normalmente neste caso se trata de tempos mais longos como Anos ou Meses. 

Average Rate Index (ARI) – essa métrica é utilizada para verificar como a receita do hotel se compara com o dos concorrentes, dividindo o ADR da propriedade pelo da competição. Desta forma se o resultado for menor que 1,00 isso mostra que o hotel está perdendo suas reservas para o concorrente.

Average Rent Room (ARR) – Em português Tarifa média de quarto é uma métrica bem similar a Tarifa Diária Média, mas ela calcula um período maior, ao passo que a segunda calcula, como o nome mesmo diz, somente por dia. 

Average Room Cost (ARC) – Nada mais é que o custo médio do quarto. Para encontrar esse número basta dividir a soma dos custos pelo número de quartos reservados no período. 

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra B 

Best Flexible Rate (BFR) – Como o nome mesmo diz é a melhor tarifa em condições flexíveis, por exemplo reembolsos por cancelamento ou alterações de datas

Break-Even Point (BEP) – É o ponto em que foi gerada receita suficiente para finalizar um determinado período sem lucro nem prejuízo. Para calcular isso basta pegar o número de quartos que precisam ser reservados, dividindo o BEP pelo ARR 

Booking Engine – é o aplicativo que permite escolher entre uma ampla gama de produtos de viagem (hotéis, passagens aéreas, salas de conferência etc.) e reservá-los na Internet.

Budget – É o plano financeiro de um hotel. Nela é incluída as metas diárias de ocupação, tarifa e RevPAR, destacando a variação percentual das métricas em relação ao ano anterior e orçamento necessário. 

Bundling – Ou em português Agrupamento é uma prática de reunir diversos produtos criando uma oferta atraente e comercializada como um preço competitivo. Essa estratégia ainda pode dividir-se em Pacotes Mistos, ou seja, uma combinação de produtos e serviços que podem ser adquiridos juntos ou separados. E os Pacotes Puros que são produtos e serviços que podem ser vendidos exclusivamente como parte de um pacote.  

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra C

Cash Flow – Em português Fluxo de Caixa, é a quantia líquida gerada por meio das entradas e saídas de um caixa de um hotel durante um determinado tempo. 

Central Reservation Office (CRO) – É o Escritório Central de Reservas, um sistema que permite que os agentes de reserva recebam solicitações de reserva por telefone e as manuseiem imediatamente.

Central Reservation System (CRS) – É o Sistema Central de Reservas, um software de reserva informatizado usado para manter as informações do hotel, como tarifas e inventário de quartos para gerenciar a reserva e o processo.

Channel Manager (CMS) – É um sistema utilizado para atualizar inventário, tarifas e informações do hotel em todos os canais de distribuição, desde o site até OTAS e GDS

Contribution Margin – Também conhecida como margem de contribuição é o valor que sobra da receita de um quarto após reduzidos os custos variáveis. 

Cost Per Occupied Room (CPOR) – Métrica utilizada para calcular o custo médio por quarto ocupado.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra D

Day(s) Before Arrival (DBA): é Dias Antes da Chegada, número de dias restantes antes da data de chegada esperada dos hóspedes.

Demanda –  É o nível de interesse e necessidade do cliente por um determinado hotel. Pode ser aplicado a diferentes produtos e serviços ou mesmo diferentes períodos.

Distribuição Eletrônica – É um tipo de distribuição que utiliza mídia puramente eletrônica. A distribuição de e-e é um componente importante do E-commerce.

Dynamic Pricing – É uma estratégia de precificação onde a tarifa de um mesmo quarto é ajustada para diferentes clientes ou em diferentes canais conforme a demanda ou procura por uma determinada região, levando em conta eventos, sazonalidades e dados do hotel. Essa prática pode permitir um gerenciamento estratégico de lucros e um aumento considerável da receita. 

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra E

EBITDA – São os lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Este KPI é usado para determinar o quão rentável uma empresa ou empresa é em relação às suas operações.

Estratégia de Distribuição – É o nome dado a estratégia que define quando e através de quais canais o hotel vai oferecer seu inventário com base em uma análise detalhada dos custos de aquisição do canal individual.

Estratégia de Preços (BAR) – É uma estratégia de gestão de receita, baseada na melhor tarifa disponível, o que significa o menor preço disponível no hotel, definindo as outras taxas de acordo com ele.

Extranet  – É um site que permite acesso controlado a parceiros, fornecedores e fornecedores ou um conjunto autorizado de clientes.

Exponential Smoothing – É um método estatístico usado para eliminar variações aleatórias nos dados históricos e tornar a previsão mais confiável. Dando mais precisão a essa demanda.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra F

Fair Market Share – É uma métrica que dá indicação de que o desempenho geral de um hotel se dá contra seus concorrentes imediatos. Para calcular isso basta dividir o número total de quartos no hotel  pelo  número total de quartos no conjunto completo. 

Forecast – É uma maneira de fazer isso de forma organizada, é criar algo chamado Previsão. Esta por sua vez, pode ser feita em qualquer época do ano, por qualquer tipo de estabelecimento no setor hoteleiro (não apenas grandes hotéis, mas também pequenos hotéis independentes) em todo o mundo.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra G

Gestão de Ativos – É o processo estruturado de desenvolvimento, operação, manutenção, atualização e alienação de qualquer recurso de propriedade da empresa de forma econômica.

Global Distribution System (GDS) –  É uma grande rede de computadores que trabalha como uma ferramenta de reserva que passa o inventário e as tarifas do hotel para os agentes de viagens.

(GOP) Lucro operacional bruto – É uma métrica que mede a receita total de um hotel subtraindo seus custos operacionais. Com essa métrica é possível ter uma visão realista da performance do hotel, pois leva em consideração todos os fluxos de receita e custos do hotel tendo em vista todos os seus departamentos. 

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra H

Hotel Asset Management – É palavra que se refere às diversas maneiras que um hotel pode ser administrado. Dentro destas maneiras temos o aluguel por operador, contrato de franquia ou contrato de gerenciamento. No caso de gerenciamento de ativos é o modelo que determina como os lucros operacionais serão distribuídos. 

Hotel Brand – É uma identidade gerada pelo marketing como designs, símbolos e palavras, permitindo que os hotéis se diferenciam de sua concorrência.

House Use – Uma sala que é entregue gratuitamente para a equipe interna trabalhar ou vendida por uma taxa baixa que irá somente cobrir os custos.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra I

Inelastic Demand – É a alteração percentual da tarifa de um quarto que resulta em uma alteração percentual menor na demanda. Um bom exemplo disso é que na alta temporada, as taxas altas não reduzem a demanda, pois existe muita procura, mas oferta limitada. 

Interface – É o ponto de cruzamento ou conexão técnica entre diferentes sistemas de TI, permitindo comunicação direta ou a conexão entre esses sistemas.

Inventário – É o número de quartos disponíveis para um hotel vender ou distribuir em todos os canais.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra L 

Last Room Value (LRV) – É a receita máxima que um hotel pode esperar de seu último quarto disponível. Essa métrica é usada para regular o preço das tarifas evitando valores baixos em momentos de maior movimento. 

Length of Stay (LOS) – A diferença entre o dia de chegada e de partida, apresentando quantos dias um hóspede fica em um hotel. Quanto mais longa uma LOS melhor para os hotéis. 

Lucro Bruto – É o lucro que uma empresa faz após deduzir os custos de produção do valor líquido de vendas.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra M 

Market Penetration Index (MPI) – É um cálculo para medir a ocupação do hotel em comparação com a ocupação média do mercado. Normalmente é medida por mês ou ano. Um MPI menor de 100 pode significar que seu hotel recebeu menos que a parcela de reservas. 

Market Segmentation – É a definição de diferentes grupos de clientes, com diferentes perfis, necessidades e hábitos de consumo para o qual o seu hotel pode comercializar seus produtos ou serviços. Uma boa segmentação ajuda a identificar os LOS, tempo de reserva, porcentagem de cancelamento, além de facilitar análise e relatórios e previsões. 

Metasearch – Mecanismo de pesquisa que coleta dados de várias fontes em um único site. 

MICE – Acrônimo para Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições. Refere-se a um grupo de turismo que planeja e organiza conferências, seminários e outros eventos.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra N 

(NRevPAR) Receita líquida por quarto disponível – É uma métrica importantíssima de performance que permite entender melhor a receita captada nos quartos disponíveis.Calculando a receita líquida e não considerando os custos relacionados à distribuição dos seus quartos em OTAs ou outros portais.

Negotiated Rate – São tarifas menores oferecidas a um parceiro de contrato, agentes de viagem, consórcios ou empresas que fazem grandes reservas. 

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra O

Occupancy (Occ) – É a porcentagem de quartos disponíveis que um hotel vendeu por um determinado período. Seu cálculo é feito dividindo os quartos vendidos pelos quartos disponíveis.

Online Travel Agency (OTA) – São agências de viagem online. Ou seja, são sites  que permitem que os consumidores reservem vários serviços relacionados a viagens diretamente via Internet.

Overbooking – É a prática de vender mais quartos do que estão fisicamente presentes no hotel para contabilizar cancelamentos e não-shows.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra P

Predictive Analytics – É a técnica de analisar dados históricos para poder prever padrões, tendências, taxas e desistências.

ProPAR – Também conhecido como RevPAR líquido, o ProPAR são os lucros por quarto disponível.

Property Management System (PMS) – É o sistema de gestão de propriedades, o sistema de administração hoteleira local. Com ele é possível gerenciar  check-in, check-out, cobrança e reservas.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra R

Revenue Management System (RMS) – Conhecido como sistema de gerenciamento de receita é um software utilizado para gerenciar as informações e maximizar a receita aumentando os lucros com base em dados.

RFP – É o Pedido de Proposta, uma solicitação formal de licitações de fornecedores.

Receita Bruta  – refere-se ao total de vendas feitas por uma empresa, não considerando os lucros da empresa.

Room Sales Efficiency (RSE) –  Métrica que descreve como a ocupação do hotel está gerando receita. Para entender como funciona essa taxa basta multiplicar a taxa de ocupação pela razão entre ARR e o ARR potencial. 

Revenue Management – É uma forma de administração extremamente eficiente que tem como objetivos vender o produto certo para o cliente certo, no momento certo, através do canal certo. Como? Prevendo demandas, otimizando disponibilidade e tarifas de forma a maximizar as reservas e como o nome mesmo fala as receitas. 

Revenue per Available Room (RevPAR) – Uma das métricas mais importantes do hotel revenue management, pois mede com que eficácia os hotéis vendem seus produtos e serviços, além de otimizar suas taxas. O Revpar é o valor médio da diária gerada por um quarto disponível em um hotel por determinado período de tempo.

Receita Total – É o montante total da renda proveniente de todos os departamentos operacionais.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra S

STR – É uma empresa privada que permite que os hotéis entrem e compartilhem anonimamente seus ADRs, ocupação e total de quartos. O STR coleta esses dados de todas as propriedades do mercado, permitindo que os hotéis comparem seus KPIs.

Shoulder Season – É uma temporada que acontece entre alta temporada e baixa temporada.

Soft Brand – É uma franquia de hotéis ou empresas de cadeia.

Shoulder Date – são datas que caem muito perto de datas de alta demanda.

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra T

Third-Party Intermediary (TPI) – São fontes externas de negócios do mercado hoteleiro, por exemplo, OTAs e GDS.

Timeshare – É uma propriedade com uma forma dividida de propriedade ou direitos de uso.

Transient – São aqueles hóspedes que procuram principalmente por estadias em movimento e buscam estadias curtas no hotel.

Target Pricing – É a criação de um preço que leva consideração um mercado alvo 

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra U 

Upselling – Técnica de venda no qual a equipe sugere serviços ou upgrades aos hóspedes aumentando assim, os gastos internos. Isso pode ou não fazer parte de uma estratégia de gerenciamento de lucro. 

 

Termos de Hotel Revenue Management com a letra V

Vendas Diretas – Refere-se à receita gerada nos principais segmentos do Mercado hoteleiro usando um canal Direto : site oficial do hotel, telefone, e-mail, livechat ou soluções de mensagens… o que não implica o pagamento de quaisquer taxas ou comissões a uma Agência de Viagens.

Vendas flash – São promoções de venda com altos descontos e por tempo limitado, a fim de vender estoque não vendido

 

Conclusão 

Para ter uma boa estratégia de hotel revenue management, bem como se destacar em sua carreira no mercado hoteleiro é importantíssimo que você conheça pelo menos alguns dos termos acima. 

Analisar algumas delas ajudará a acompanhar o sucesso da sua empresa tomando decisões que podem gerar um lucro maior para suas propriedades.